Como montar um e-Grocery (mercado online)?

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Manuela Melo

Como já vimos anteriormente, e-grocery nada mais é do que a modalidade de vender produtos de supermercados de forma online. Ou seja, é uma loja virtual de supermercado.

De uma maneira geral, para se montar um e-grocery, é necessário seguir as fases de projeto, implantação, divugação e operação.

Vamos começar com o projeto.

Nesse primeiro passo, o fundamental é colocar o plano no papel. É agora que você vai fazer as contas, definir estruturas e estratégias. Pode-se utilizar ferramentas e recursos do empreendedorismo como o Plano de Negócios, Canva Business, dentre outros. Depois, tem-se que partir para a parte burocrática, onde você partirá para a legalização da sua empresa, para isso, procure ajuda de um contador.

Mas agora, se você já possui uma empresa em funcionamento, ou seja, já possui uma mercearia, mercado ou supermercado abertos, o seu próximo passo é a implantação.

Como implantar um e-commerce para o meu mercado?

Após resolver as questões burocráticas, você chegou na implantação do e-commerce, para isso, comece na escolha da melhor plataforma para o seu e-grocery.

Para isso, escolha uma plataforma cloud e-commerce, para quem não sabe, é um software que pode ser usado a partir da web para desenvolver e gerenciar sites de e-commerce como lojas virtuais, marketplaces e multi lojas, entre outros. E mais do que isso, com esse sistema é possível integrar e unificar múltiplos canais de vendas online e offline e, desse modo, oferecer melhor experiência de compra aos consumidores, fazer mais vendas e lucrar mais. E ainda, é a partir desse sistema, onde se vai fazer a integração do ERP do supermercado e outros marketplaces como Americanas, Submarino, Casas Bahia, Carrefour, Magalu, Mercado Livre, Amazon e etc.

É nesse ponto que a Leex | Mercado vai te ajudar, nós somos uma empresa especialista em desenvolver soluções de e-commerce para o segmento food, principalmente para supermercados, padarias, açougues, conveniência e etc.

Agora é a Operação e Divulgação

Após a sua loja virtual estar pronta e ter sido lançada, o próximo passo é investir em publicidade e propaganda. É nesse ponto que você terá que divulgar o site nas principais redes sociais, páginas de produtos e demais ferramentas.

Além disso, crie conteúdos para blog; utilize ferramentas de e-mail marketing; otimize suas páginas para SEO; Invista em anúncios do Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads e invista na fidelização do cliente.

Teste várias campanhas de anúncios para o mesmo produto. Verifique qual das campanhas gera melhor ROI e dobre o orçamento dela. Otimize as campanhas que não dão bons resultados.

Nesse blog temos diversas dicas de maneiras de divulgar sua loja virtual e assim ter excelente resultados. Fique ligado(a).

Operação do e-grocery

Dentro da operação do e-grocery, você tem que prestar a atenção principalmente nos pontos críticos a seguir:

O armazenamento é um dos pontos mais críticos por se trabalhar com produtos perecíveis. Sendo assim, defina onde e como irá armazenar. Use técnicas como First In First Out (primeiro a entrar, primeiro a sair). Tome cuidado com a qualidade das mercadorias e com os respectivos prazos de vencimento.

Outro ponto que se tem que tomar os cuidados, é com a separação dos produtos de acordo com a demanda. Treine os colaboradores que irão atuar nesse departamento, elabore processos operacionais.

Defina pelo menos dois ou três modos de entregas de mercadorias. O primeiro deles poderá ser o de retirada na porta de uma loja física. E o segundo deve ser a tradicional entrega na residência do cliente. E ainda poderá criar um modo de entrega express, onde se pode cobrar mais pelo o serviço diferenciado. Fica a cargo do cliente escolher a melhor opção para ele no momento.

E por último, dê atenção ao pós-venda. Use recursos como o Google Analytics, Net Promoter Score, Hotjar e etc para descobrir mais sobre cliente. Saiba o quanto ele está ou não gostando da experiência de compra no seu e-grocery. Acate as críticas e faça o possível para melhorar e assim vender cada vez mais.

Lembre-se, ao criar um e-grocery e divulgá-lo todos os dias por meio de campanhas de links patrocinados para e-commerce as suas chances de se destacar na sua região aumentam.

Assim, sua marca/empresa ficará muito mais conhecida e assim poderá atingir resultados surpreendentes.

Haaaa, e não se esqueça de entrar em contato com um consultor da Leex para lhe ajudar na implantação do e-commerce de sua empresa.